quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Pibid: O desafio de inovar

Linha Temática: Pibid: Desafios e Perspectivas

Pibid: O desafio de inovar
Joziene Souza Rocha
Bolsista de Iniciação à Docência do Subprojeto de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Fernanda Souza de Almeida
Bolsista de Iniciação à Docência do Subprojeto de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Moana Ferreira Santos
Professora Supervisora do Subprojeto de PedagogiaAnos Iniciais do Ensino Fundamental

ProfªDrªEnnia Débora Braga Pires
Coordenadora do Subprojeto de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamentalenniadebora@yahoo.com


Introdução
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) surgiu com o objetivo de possibilitar a ligação entre a instituição de Ensino Superior e a escola de Educação Básica, e, através de práticas na escola, os bolsistas do Programa aprimoram o seu fazer antes de atuarem como professores, contribuindo, ao mesmo tempo, como o processo de aprendizagem dos alunos da escola parceira. Como dizFreire (1998), ateoria é aprimorada na e com a prática. Assim, o graduando tem a oportunidade de vivenciar experiências, tendo um contato direto com a escola, alunos e demais profissionais acompanhando vários momentos do ano letivo.
Ao fazer a ponte entre os bolsistas e as escolas públicas, o PIBID tem possibilitado a realização de aulas inovadoras que são fruto de um planejamento consistente e orientadoe da elaboração de projetos abordando temas atuais e relevantes. Pois, diante dos avanços tecnológicos e da velocidade com que as informações circulam, ficou cada vez mais necessária uma didática atualizada e dinâmica. Consideramos que a escola precisa mediar oacesso aos diversos tipos de conhecimentos e ter o cuidado de fazê-lo de forma interessante e prazerosa.
Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência do desenvolvimento de um dos projetos de intervenção desenvolvidos no decorrer do ano letivo de 2014, no Centro Educacional Ismael Cruz Lima, na cidade de Itapetinga, pela equipe de bolsistas do Subprojeto de Pedagogia, linha de ação: Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Metodologia
            O trabalho se caracteriza como um estudo descritivo analítico atendendo ao objetivo a que se propôs: descrever a vivência de um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido.
            Antes do desenvolvimento das atividades de monitorias didáticas, os bolsistas tiveram um período de observação em sala de aula, do intervalo dos alunos e da dinâmica escolar. Neste período, foi possível observar a comunidade escolar como um todo, o comportamento das professoras em sala, a relação delas com os demais profissionais e com os alunos, e ver de perto o comportamento destes, bem como os níveis e dificuldades de aprendizagem, notando também os alunos com necessidades especiais de aprendizagem e a necessidade de priorizar alguns conteúdos ou temas especiais nas intervenções didáticas.
Assim, logo após o período de observação, os bolsistas e supervisoras elaboraram o projeto de intervenção“A leitura como instrumento no processo de construção da cidadania”. O Projeto foi elaborado com o objetivo de desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção textual, estimulando no educando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos, contribuindo, dessa forma, para a formação de valores e para a construção da cidadania.
Desta forma, através de brincadeiras e dinâmicas variadas foi possível diversificar os textos apresentados aos alunos; trazer manifestações culturais diferentes do contexto em que estão inseridos; desenvolver atividades interdisciplinares, promovendo momentos de socialização, reflexões e atividades lúdicas.

Resultados e Discussão
Participar do cotidiano de uma escola é bem diferente de conhecer teoricamente a mesma. Tudo é bastante imprevisível quando se trata de pessoas. Entretanto, existe um fator comum que pode fazer toda diferença ao lidar com alunos, sejam eles de faixas etárias diferentes ou não. Toda a aprendizagem se dá por meio da motivação e diante disso, sentimos a importância de estar inovando as aulas e sempre provocando de forma saudável a curiosidade dos alunos.
O PIBID possibilitou a realização do projeto “A leitura como instrumento no processo de construção da cidadania”na escola parceira Centro Educacional Ismael Cruz Lima, onde todos os bolsistas foram muito bem recebidos e tiveram o apoio de toda a equipe de funcionários, além da orientação da coordenadorae, principalmente, da supervisora que, pelo fato de conhecer tanto os alunos como os professores, foi peça fundamental para que o objetivo do projeto fosse alcançado.
A realização das atividades do projeto se deu de forma interdisciplinar e contínua, pois entendemos que o desenvolvimento do gosto pela leitura é um processo gradativo e precisa ser estimulado de forma criativa, significativa e prazerosa.
A leitura e a escrita são dois importantes aliados para o desenvolvimento cognitivo das crianças, portanto, devem ter mais ênfase no cotidiano escolar, se fazendo presente não só em atividades cobradas em classe, mas nos momentos em que os alunos estão descontraídos, em momentos de recreação. O ato de ler e escrever abrem as portas da imaginação, possibilita a construção do conhecimento de forma mais ampla, auxiliando até mesmo na forma de expressão dos indivíduos. Conforme salienta Canguçu (2013, p.27):

O trabalho com a leitura deve propiciar que o aluno tenha contato com diversos tipos de linguagens em diversos contextos e desta forma contribuir para o desenvolvimento da leitura, oralidade e escrita. Essa leitura contribuirá para a formação intelectual do sujeito crítico para que ele consiga chegar ao último estágio do letramento.

O desenvolvimento do trabalho possibilitou a efetiva compreensão de que a ludicidade é uma necessidade inerente da criança, não podendo ser vista apenas como momentos de prazer, mas como momentos promotores de desenvolvimento do raciocínio, da coordenação motora, da criatividade, dos domínios cognitivos, e afetivos, da socialização com o outro, promovendo, assim, o desenvolvimento global da criança.Logo, é possível inferir que o lúdico pode ser utilizado por crianças de diferentes maneiras, em diferentes contextos. E tem um efeito positivo, caracterizado pelos signos do prazer ou da alegria, quando brinca a criança se satisfaz, se mostra mais flexível.
A ludicidade no contexto educativo configura-se como elemento pedagógico e os professores a utilizam como ferramenta para assimilação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades dos alunos. Assim, a prática da ludicidade possibilita refletir e rever concepções da prática docente, contribuindo para os profissionais entenderem que o desenvolvimento humano é resultante do brincar e que o lúdico favorece o ensino e aprendizagem das crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Para Freire(2005), aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se, é antes de tudo, aprender a ler o mundo, o contexto em que o sujeito estáinserido e não apenas uma manipulação mecânica de símbolos.É um processo que une linguagem e realidade, fazendo com que a leitura da palavra seja a leitura da “palavra mundo”.
Para o autoratravés do hábito da leitura, o homem pode tomar consciência das suas necessidades (auto educar-se), promovendo a sua transformação e a do mundo, “em torno da importância do ato de ler, que implica sempre percepção crítica, interpretação e ‘re-escrita’ do lido” (FREIRE, 2005, p. 21). Sem essa “leitura de mundo” a escrita perde seu sentido e deixa de ter a devida importância.
Imbuídos com esses subsídios teóricos, iniciamos as atividades do Projeto que ocorreram de forma um pouco frustrante, pois esperávamos uma maior interação por parte dos alunos. Entretanto, a experiência nos levou a reflexão sobre nossa prática e,conseqüentemente, a uma reorientação da mesma procurando inovar e superar as dificuldades de interação.
Diante da turma, no contato com eles, ficou mais visível o que de fato poderia provocar a motivação dos mesmos. Assim, buscamos a cada dia inovar e propor algo que despertasse o interesse deles em participar e, descontraidamente, aprender. Para tanto, propomos nos dias seguintes atividades variadas. Dentre elas, a exibição de alguns vídeos divertidos que mostravam a importância do outro e a necessidade da interação.Logo em seguida, ao conduzirmos os debates e reflexões sobre os temas abordados, percebemos que a maioria dos alunos quis participar fazendo algum comentário.
Nos dias que se seguiram, através de brincadeiras, músicas ehistórias,fomos apresentando aos alunos diversos tipos de textos: humorísticos, literários, instrucionais, interpessoais e publicitários.
Para incentivarmos a escrita, criamos o correio em sala de aula para que eles escrevessem cartas para os colegas que desejassem. Foi muito divertido e pedagogicamente proveitoso, pois os alunos puderam vivenciar o uso social da escrita e ao mesmo tempo ampliar seus conhecimentos sobre a escrita e a leitura.
Além das atividades já mencionadas foram realizadas dramatizações de textos trabalhados em classe e atividades variadas com músicas com apresentações para as outras turmas da escola. Atividades fundamentais para o desenvolvimento da oralidade, socialização, respeito e integração dos alunos.
Ao final do projeto, foram confeccionados com os alunos alguns adereços para a decoração natalina da escola com material reciclável. Foi um momento produtivo e todos os que participaram se sentiram orgulhosos e felizes.
Uma vez concluído o projeto, fizemos uma análise avaliativa da atuação dos alunos, bem como do desempenho dos mesmos em atividades de leitura e escrita. Após a discussão, concluímos que apesar da maioria dos alunos não ter o hábito de ler e de escrever, o que por sua vez gera grande resistência em relação às atividades escritas, eles acompanham outras atividades que envolvem raciocínio lógico e conhecimento de mundo.
Portanto, através das atividades lúdicas, das músicas e apresentações esses mesmos alunos foram capazes de realizar atividades criativas e interagiram com seus colegas de forma cordial e produtiva.

Considerações Finais
O PIBID contribui de forma significativa na formação de futuros docentes,possibilitando a interação da teoriacom a prática educativa. Pois,observando, atuando, participando e acompanhando o cotidiano da escola, o bolsista de iniciação à docência tem a oportunidade de vivenciar a realidade escolar e intervir, de forma planejada, orientada e inovadora, a exemplo das vivências apresentadas neste trabalho.

Referências
CAGLIARI, Luiz C. Alfabetização e lingüística. 10 ed. São Paulo: Scipione, 2001.
FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 46 ed. São Paulo, Cortez, 2005.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1992.
FREIRE, P.  Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.  8. ed.  Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1998.  (Coleção Leitura).

CANGUÇU, Talwane V. O papel do professor como mediador de leitura para o letramento. Brasília/DF, Universidade de Brasília/ Faculdade de Educação (Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação), 2013. 

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