Linha
Temática: Pibid: Desafios e Perspectivas
Pibid:
O desafio de inovar
Joziene Souza Rocha
Bolsista de Iniciação à Docência do
Subprojeto de Pedagogia Anos
Iniciais do Ensino Fundamental
Fernanda Souza de Almeida
Bolsista de Iniciação à Docência do
Subprojeto de Pedagogia Anos
Iniciais do Ensino Fundamental
Moana Ferreira Santos
Professora Supervisora do Subprojeto de
PedagogiaAnos Iniciais do Ensino Fundamental
ProfªDrªEnnia Débora Braga Pires
Introdução
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
surgiu com o objetivo de possibilitar a ligação entre a instituição de Ensino
Superior e a escola de Educação Básica, e, através de práticas na escola, os
bolsistas do Programa aprimoram o seu fazer antes de atuarem como professores, contribuindo,
ao mesmo tempo, como o processo de aprendizagem dos alunos da escola parceira.
Como dizFreire
(1998), ateoria é aprimorada na e com a prática. Assim, o graduando tem a
oportunidade de vivenciar experiências, tendo um contato direto com a escola,
alunos e demais profissionais acompanhando vários momentos do ano letivo.
Ao fazer a ponte entre
os bolsistas e as escolas públicas, o PIBID tem possibilitado a realização de
aulas inovadoras que são fruto de um planejamento consistente e orientadoe da
elaboração de projetos abordando temas atuais e relevantes. Pois, diante dos
avanços tecnológicos e da velocidade com que as informações circulam, ficou
cada vez mais necessária uma didática atualizada e dinâmica. Consideramos que a
escola precisa mediar oacesso aos diversos tipos de conhecimentos e ter o
cuidado de fazê-lo de forma interessante e prazerosa.
Este trabalho tem o objetivo
de relatar a experiência do desenvolvimento de um dos projetos de intervenção
desenvolvidos no decorrer do ano letivo de 2014, no Centro Educacional Ismael
Cruz Lima, na cidade de Itapetinga, pela equipe de bolsistas do Subprojeto de
Pedagogia, linha de ação: Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Metodologia
O trabalho se
caracteriza como um estudo descritivo analítico atendendo ao objetivo a que se
propôs: descrever a vivência de um projeto de intervenção pedagógica
desenvolvido.
Antes do desenvolvimento
das atividades de monitorias didáticas, os bolsistas tiveram um período de
observação em sala de aula, do intervalo dos alunos e da dinâmica escolar.
Neste período, foi possível observar a comunidade escolar como um todo, o
comportamento das professoras em sala, a relação delas com os demais
profissionais e com os alunos, e ver de perto o comportamento destes, bem como
os níveis e dificuldades de aprendizagem, notando também os alunos com
necessidades especiais de aprendizagem e a necessidade de priorizar alguns
conteúdos ou temas especiais nas intervenções didáticas.
Assim, logo após o período
de observação, os bolsistas e supervisoras elaboraram o projeto de intervenção“A
leitura como instrumento no processo de construção da cidadania”. O Projeto foi
elaborado com o objetivo de desenvolver habilidades relacionadas à leitura,
interpretação e produção textual, estimulando no educando o gosto pela leitura
e escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos,
contribuindo, dessa forma, para a formação de valores e para a construção da
cidadania.
Desta forma, através de
brincadeiras e dinâmicas variadas foi possível diversificar os textos
apresentados aos alunos; trazer manifestações culturais diferentes do contexto
em que estão inseridos; desenvolver atividades interdisciplinares, promovendo
momentos de socialização, reflexões e atividades lúdicas.
Resultados e Discussão
Participar do cotidiano
de uma escola é bem diferente de conhecer teoricamente a mesma. Tudo é bastante
imprevisível quando se trata de pessoas. Entretanto, existe um fator comum que
pode fazer toda diferença ao lidar com alunos, sejam eles de faixas etárias
diferentes ou não. Toda a aprendizagem se dá por meio da motivação e diante
disso, sentimos a importância de estar inovando as aulas e sempre provocando de
forma saudável a curiosidade dos alunos.
O PIBID possibilitou a
realização do projeto “A leitura como instrumento no processo de construção da
cidadania”na escola parceira Centro Educacional Ismael Cruz Lima, onde todos os
bolsistas foram muito bem recebidos e tiveram o apoio de toda a equipe de
funcionários, além da orientação da coordenadorae, principalmente, da
supervisora que, pelo fato de conhecer tanto os alunos como os professores, foi
peça fundamental para que o objetivo do projeto fosse alcançado.
A realização das
atividades do projeto se deu de forma interdisciplinar e contínua, pois
entendemos que o desenvolvimento do gosto pela leitura é um processo gradativo
e precisa ser estimulado de forma criativa, significativa e prazerosa.
A leitura e a escrita
são dois importantes aliados para o desenvolvimento cognitivo das crianças,
portanto, devem ter mais ênfase no cotidiano escolar, se fazendo presente não
só em atividades cobradas em classe, mas nos momentos em que os alunos estão
descontraídos, em momentos de recreação. O ato de ler e escrever abrem as
portas da imaginação, possibilita a construção do conhecimento de forma mais
ampla, auxiliando até mesmo na forma de expressão dos indivíduos. Conforme
salienta Canguçu (2013, p.27):
O trabalho com a
leitura deve propiciar que o aluno tenha contato com diversos tipos de
linguagens em diversos contextos e desta forma contribuir para o
desenvolvimento da leitura, oralidade e escrita. Essa leitura contribuirá para
a formação intelectual do sujeito crítico para que ele consiga chegar ao último
estágio do letramento.
O desenvolvimento do
trabalho possibilitou a efetiva compreensão de que a ludicidade é uma
necessidade inerente da criança, não podendo ser vista apenas como momentos de prazer,
mas como momentos promotores de desenvolvimento do raciocínio, da coordenação
motora, da criatividade, dos domínios cognitivos, e afetivos, da socialização
com o outro, promovendo, assim, o desenvolvimento global da criança.Logo, é
possível inferir que o lúdico pode ser
utilizado por crianças de diferentes maneiras, em diferentes contextos. E tem
um efeito positivo, caracterizado pelos signos do prazer ou da alegria, quando
brinca a criança se satisfaz, se mostra mais flexível.
A
ludicidade no contexto educativo configura-se como elemento pedagógico e os
professores a utilizam como ferramenta para assimilação de conhecimentos e
desenvolvimento de habilidades dos alunos. Assim, a prática da ludicidade
possibilita refletir e rever concepções da prática docente, contribuindo para
os profissionais entenderem que o desenvolvimento humano é resultante do
brincar e que o lúdico favorece o ensino e aprendizagem das crianças das séries
iniciais do Ensino Fundamental.
Para Freire(2005),
aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se, é antes de tudo, aprender a ler o
mundo, o contexto em que o sujeito estáinserido e não apenas uma manipulação
mecânica de símbolos.É um processo que une linguagem e realidade, fazendo com
que a leitura da palavra seja a leitura da “palavra mundo”.
Para
o autoratravés
do hábito da leitura, o homem pode tomar consciência das suas necessidades
(auto educar-se), promovendo a sua transformação e a do mundo, “em torno da
importância do ato de ler, que implica sempre percepção crítica, interpretação
e ‘re-escrita’ do lido” (FREIRE, 2005, p. 21). Sem essa
“leitura de mundo” a escrita perde seu sentido e deixa de ter a devida
importância.
Imbuídos com esses
subsídios teóricos, iniciamos as atividades do Projeto que ocorreram de forma
um pouco frustrante, pois esperávamos uma maior interação por parte dos alunos.
Entretanto, a experiência nos levou a reflexão sobre nossa prática e,conseqüentemente,
a uma reorientação da mesma procurando inovar e superar as dificuldades de interação.
Diante da turma, no
contato com eles, ficou mais visível o que de fato poderia provocar a motivação
dos mesmos. Assim, buscamos a cada dia inovar e propor algo que despertasse o
interesse deles em participar e, descontraidamente, aprender. Para tanto, propomos
nos dias seguintes atividades variadas. Dentre elas, a exibição de alguns
vídeos divertidos que mostravam a importância do outro e a necessidade da
interação.Logo em seguida, ao conduzirmos os debates e reflexões sobre os temas
abordados, percebemos que a maioria dos alunos quis participar fazendo algum
comentário.
Nos dias que se
seguiram, através de brincadeiras, músicas ehistórias,fomos apresentando aos
alunos diversos tipos de textos: humorísticos, literários, instrucionais,
interpessoais e publicitários.
Para incentivarmos a
escrita, criamos o correio em sala de aula para que eles escrevessem cartas
para os colegas que desejassem. Foi muito divertido e pedagogicamente
proveitoso, pois os alunos puderam vivenciar o uso social da escrita e ao mesmo
tempo ampliar seus conhecimentos sobre a escrita e a leitura.
Além das atividades já
mencionadas foram realizadas dramatizações de textos trabalhados em classe e
atividades variadas com músicas com apresentações para as outras turmas da
escola. Atividades fundamentais para o desenvolvimento da oralidade,
socialização, respeito e integração dos alunos.
Ao final do projeto, foram
confeccionados com os alunos alguns adereços para a decoração natalina da
escola com material reciclável. Foi um momento produtivo e todos os que
participaram se sentiram orgulhosos e felizes.
Uma vez concluído
o projeto, fizemos uma análise avaliativa da atuação dos alunos, bem como do
desempenho dos mesmos em atividades de leitura e escrita. Após a discussão,
concluímos que apesar da maioria dos alunos não ter o hábito de ler e de
escrever, o que por sua vez gera grande resistência em relação às atividades
escritas, eles acompanham outras atividades que envolvem raciocínio lógico e
conhecimento de mundo.
Portanto,
através das atividades lúdicas, das músicas e apresentações esses mesmos alunos
foram capazes de realizar atividades criativas e interagiram com seus colegas
de forma cordial e produtiva.
Considerações Finais
O PIBID contribui de forma
significativa na formação de futuros docentes,possibilitando a interação da teoriacom
a prática educativa. Pois,observando, atuando, participando e acompanhando o
cotidiano da escola, o bolsista de iniciação à docência tem a oportunidade de vivenciar
a realidade escolar e intervir, de forma planejada, orientada e inovadora, a
exemplo das vivências apresentadas neste trabalho.
Referências
CAGLIARI, Luiz C.
Alfabetização e lingüística. 10 ed.
São Paulo: Scipione, 2001.
FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três
artigos que se completam. 46 ed. São Paulo, Cortez, 2005.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo:
Cortez, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia:
saberes necessários à prática educativa. 8.
ed. Rio de Janeiro : Paz e
Terra, 1998. (Coleção
Leitura).
CANGUÇU, Talwane
V. O papel do professor como mediador de
leitura para o letramento. Brasília/DF, Universidade de Brasília/ Faculdade
de Educação (Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação), 2013.
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