Linha Temática: PIBID: desafios e perspectivas
Jogos e brincadeiras no
recreio dirigido – uma experiência no PIBID
Tamiles Pereira da Silva¹
¹Bolsista de Iniciação à Docência do Subprojeto dePedagogia
- Anos Iniciais do Ensino
Fundamental
Alana Rocha
Bittencourt²
²Bolsista de Iniciação à Docência do Subprojeto de
Pedagogia - Anos
Iniciais do Ensino Fundamental
ProfªDrªEnnia Débora Passos Braga Pires³
³Coordenadora do Subprojeto de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Introdução
O presente trabalho discute estratégias de intervenção
dos bolsistas de iniciação à docência para tornar o recreio mais dinâmico e amenizar
a indisciplina dos alunos do Centro Educacional Ismael Cruz Lima, escola da rede
pública municipal de Itapetinga-BA. A intervenção no recreio teve o objetivo de
torná-lo um momento de interação, diversão, descontração e aprendizado,
minimizando assim, conflitos e brincadeiras indesejadas que muitas vezes causam
discussões e acidentes. Para tanto, buscou-se verificar quais as brincadeiras
utilizadas pelos alunos em seus momentos de lazer, conhecer e analisar o espaço
onde é realizado o recreio e como são organizadas as brincadeiras durante esse
tempo.
O trabalho de Scott (2009) foi inspirador
para a realização deste estudo no sentido de oferecer pistas para ampliar o
escopo investigativo, expandindo, assim, a gama de aspectos a serem observados
e analisados. Em seu estudo, a autora aponta quatro aspectos a serem analisados
sobre a realização do recreio, a saber: o tempo, o espaço físico, a organização
do espaço e pessoas que interagem nesse espaço-tempo.
É
necessário analisar o tempo do recreio; o espaço no qual é realizado;analisar se
é possível e viável que todas as turmas, independente da faixa etária, interajam
no mesmo horário. Enfim, estes, dentre outros aspectos, foram observados no
intento de oferecer informações necessárias para subsidiar as escolhas na
intervenção dos bolsistas do PIBID no recreio.
Metodologia
O trabalho foi realizado no Centro
Educacional Ismael Cruz
Lima, localizado no município de Itapetinga - BA, uma das escolas onde se
desenvolve o Subprojeto de Pedagogia – Séries Iniciais do Ensino Fundamental,
do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência(PIBID), coordenado
pela professora DrªEnnia Débora Passos Braga Pires, tendo como objetivo inserir
os acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste
da Bahia (UESB) - campus Itapetinga
no cotidiano de escolas da rede pública, possibilitando a integração entre a
Educação Superior e a Educação Básica.
Como instrumento de
coleta de dados optou-se pela observação da dinâmica do recreio tendo como foco
os aspectos já mencionados: o tempo, o espaço físico, a organização do espaço e
pessoas que interagem nesse espaço-tempo.
As observações
foram realizadas no período de Abril à Outubro de 2014 e os elementos avisados
apontavam necessidade de se trabalhar atividades dirigidas no momento do
recreio e, ao mesmo tempo, orientaram as escolhas das estratégias de
intervenção dos bolsistas do PIBID na escola.
O dia em
que foi comemorado do “Dia da Criança” na escola foi escolhido para a
realização da intervenção pedagógica no recreio. Durante o recreio dirigido,
foram realizadas algumas brincadeiras com os alunos, em que todos puderam
participar, independentemente da sua faixa etária, com a supervisão dos
bolsistas. Como a escola possui dez turmas, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o tempo
foi dividido para cada duas turmas, foram cinquenta minutos para cada, em todos
os jogos, em que poderiam escolher a brincadeira ou jogo que gostariam de
participar.
Dentre as brincadeiras e
jogos disponibilizados estavam: o futebol, pula corda, dominó, dominó de
inglês, “Resta 1” e o jogo “Quem sou eu?”.
Resultados e Discussão
As observações
do recreio revelaram que a duração do mesmo é de 20 minutos, tempo suficiente
para realização de brincadeiras e jogos que façam com que interajam entre si e
estimule o respeito mútuo. O espaço físico da escola onde acontece o recreio é
calçado com paralelepípedos, a céu aberto e é arborizado, é vazio, não tem
parque, o que deixa os alunos sem opção de brincadeiras, já que os brinquedos
são mantidos guardados, só são liberados a partir de alguma atividade proposta
pelo professor. O recreio não é organizado por faixa etária, possibilitando um
contato com os alunos das outras turmas, sendo assim, é possível escolher com
quem brincar.
A partir de
todas as observações feitas, constatou-se que as brincadeiras eram sempre
corre, pega-pega e futebol. Na maioria das vezes, essas brincadeiras resultavam
em empurrões, agressões verbais e geravam confusão entre os alunos.Na ausência
de brinquedos, brincadeiras e jogos e mesmo de uma orientação adulto/criança,
restavam apenas brincadeiras
de correr, empurrar o colega, brincar de luta, resultando sempre em agressões
verbais ou físicas.No momento do recreio, na escola estudada, não é
desenvolvida qualquer atividade lúdica com os alunos.
Além de possibilitar diversão,
prazer e o desenvolvimento afetivo-social, as atividades lúdicas possibilitam,
também, o desenvolvimento de vários aspectos cognitivos e motores. Como diz Ferreira, (2000, p. 115), “as
atividades lúdicas, pelas suas próprias características, podem possibilitar o
convívio com as mais diversas habilidades. Elas poderão atender tanto as
crianças que tem pendores para a arte, como aquelas que têm muita destreza
física”.
Quando
a criança participa do jogo, ela tem o objetivo de obter sucesso, os jogos e as
brincadeiras são veículos capazes de proporcionar essa sensação nas crianças,
além de levar uma mensagem educacional de regras e objetivos a serem atingidos.
Com a variedade de jogos propostos é possível atender cada aluno de acordo à
sua afinidade, quem gosta de arte, vai fazer arte, quem prefere jogos, vai
jogar, e assim, sucessivamente.
Mesmo sendo desenvolvido
em um espaço despido de artefatos e atividades lúdicas direcionadas, orecreio é
o momento mais esperado pelos alunos durante as aulas, pois têm a oportunidade
de estarem livres para escolher o que fazer. Diante destas constatações, os
bolsistas do PIBID concluíram que o recreiose configurava como um momento que
carecia de uma intervenção pedagógica e que poderia ser trabalhado para que
fosse um espaço/tempo de diversão, interação, descontração e também de
aprendizagem. Minimizar a ocorrência de atitudes agressivas comuns no decorrer
do recreio.
Os
bolsistas do PIBID elaboraram um plano de intervenção com jogos variados, que
possibilitassem aos alunos a escolha de qual participar, e diminuíssem as
brincadeiras que geravam atritos entre eles, ao mesmo tempo, proporcionando
momentos de diversão, prazer e aprendizado. Para a realização do recreio dirigido, optou-se
pelo dia em que foi comemorado o “Dia das Crianças” na escola por ser uma data
comemorativa em que, geralmente, as escolas realizam atividades diversificadas.
Durante o planejamento, foram selecionadas brincadeiras e jogos variados que
seriam propostos aos alunos. O propósito era possibilitar às crianças a
vivência de atividades lúdicas, momentos de descontração quando poderiam
brincar e se divertirem,obedecendo as regras dos jogos, com atividades
diferenciadas que estimulassem uma convivência harmoniosa.
Os
bolsistas analisaram os jogos e brinquedos já existentes na escola e fizeram a
seleção de alguns, dentre os quais: a bola, a corda e jogos de competição.
Dessa forma O futebol é uma atividade que eles gostam e praticam
constantemente, o pula corda porque é uma brincadeira que as meninas se
identificam, o resta 1, o dominó, o dominó inglês e o “Quem sou eu?”, foram
escolhidos com o objetivo de estimular o raciocínio lógico dos alunos.
No desenvolvimento das
atividades as turmas foram divididas em duas em duas, enquanto as duas turmas
brincavam, as outras permaneciam em sala de aula com atividades normais, 9
bolsistas estavam responsáveis pela recreação e os professores não
participaram. Os alunos escolheram que jogo queriam jogar, e participaram até o
final, visto que eram atividades que eles gostavam, tornando a realização das
atividades pacífica e organizada.
Foi
perceptível que durante as atividades desenvolvidas, as atitudes violentas
minimizaram, pois os alunos estavam atentos e concentrados nos objetivos e
regras que os jogos propunham. Já que o espaço que a escola possui, é amplo, os
alunos puderam participar sem causar tumultos ou confusões. Eles gostaram muito
do recreio dirigido, apesar de ter sido somente um dia, e inclusive faziam
comentários sobre como seria bom se tivessem mais momentos como aqueles. Desta
forma, é notório o quanto simples brincadeiras e jogos podem estimular os
alunos a respeitarem, obedecerem regras e interagirem com outras crianças.
Considerações
O presente trabalho, que é um recorte
das ações desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID do subprojeto de Pedagogia –
Séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma das escolas parceiras é um
exemplo de como a aproximação entre a Educação Superior e Educação Básica pode
somar esforços para uma melhor qualidade do ensino público como também dando
novos contornos para a formação dos futuros docente.
Conscientes
das limitações da experiência, por ter sido desenvolvida em um único dia, os
bolsistas acreditam que lançaram uma semente que pode vir a frutificar. A
experiência foi proveitosa e expressiva e pode contribuir para o repensar da
prática até então desenvolvida na escola, dando um outro sentido ao
espaço/tempo do recreio na escola. Através da intervenção no recreio dirigido
pode-se constatar que houve melhoria nas relações entre os alunos, respeito,
afetividade, bem como o desenvolvimento cognitivo, raciocínio lógico,
socialização e a curiosidade.
Ademais, a equipe de bolsistas e os profissionais da
escola consideraram a intervenção através do recreio dirigido exitosa sendo uma
possibilidade viável para a realização de intervalo saudável, divertido,
pacífico e agradável.
Referências
FERREIRA, Oliveira e Inácio. Narrativas
Docentes. Uma experiência que tem ressignificado. Campinas: Mercado de
Letras, 2007.
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