quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O PIBID na perspectiva dos co-formadores

Linha de pesquisa: PIBID: Desafios e Perspectivas

O PIBID na perspectiva dos co-formadores

Cosmerina de Souza de Carvalho
Bolsista de Iniciação à Docência do Subprojeto de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
india_sr@hotmail.com

ProfªDrªEnnia Débora Passos Braga Pires
Coordenadora do Subprojeto de PedagogiaAnos Iniciais do Ensino Fundamental
enniadebora@yahoo.com.br



Introdução
O presente trabalho apresenta o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID-UESB campus de Itapetinga na perspectiva dos co-formadores, relação formada entre a Universidade e a escola de Educação Básica. O programa iniciou as atividades no campo da UESB de Itapetinga em 2012 desde então a escola Ediraní Pacifico Góes, permanece vinculada ao subprojeto de Pedagogia.
A parceria escola e universidade ocupa lugar relevante, uma vez que o PIBID é visto como um programa de grande envergadura, pois possui aspectos pertinentes para a formação de professores. Conforme assinala Tancredi (2010, p. 12) “a formação continuada associada à inicial, numa troca frutífera e o apoio a projetos inovadores construídos em parceria das escolas com as instituições formadoras possibilita uma formação diferenciada ao discente”.
Para tanto o objetivo deste trabalho foi investigar a concepção dos professores da escola de educação básica Ediraní Pacífico Góes sobre as bolsistas na sala de aula. Nesse sentido participaram do estudo todos os educadores da referida escola.
O PIBID é um programa proposto pelo MEC e pela coordenadoria de Pessoal do Ensino Superior-CAPES, lançado em 2007, sendo instituído como programa de formação de professores de educação básica, porém com sua expansãono ano de 2009 fomentando a formação inicial e continuada de professores da educação básica e sob o decreto 6755/09, que instituiu o Plano nacional de formação de profissionais do Magistério.
Considerado um programa de formação docente desafiadora, o PIBID tem por objetivos a aproximação universidade e escola no desenvolvimento de práticas formativas inovadoras e favoráveis a relação teoria e prática, vínculo estratégico para estimular o interesse pela docência, inserir estudantes de graduação no cotidiano de escolas da rede pública de educação, considerados seus futuros campos de trabalho, promover a integração entre Educação Superior e Educação Básica, qualificar a formação acadêmica e valorizar o magistério.
O ingresso no contexto escolar favorece duplamente seu percurso formativo: Primeiro, porque possibilita a vivência no cotidiano escolar, de práticas pedagógicas, de conflitos, de estratégias, segundo, porque possibilita a reflexão teria acerca destas vivências dando sentido às questões do curso e ao mesmo tempo lançando luz aos aspectos evidenciados ou vivenciados no contexto escolar.
Os proveitos dessa parceria são amplamente reconhecidos e aclamados no meio acadêmico, das universidades parceiras e em encontros científicos. Todavia, ainda pouco se conhece sobre a concepção dos professores que atuam nas escolas parceiras sobre o programa.
Considera-se que cada experiência do PIBID em cada escola parceira é um caso único, histórico e socialmente construído pelos sujeitos envolvidos, não intentamos generalizar os achados do estudo. Mas esses dados podem contribuir para subsidiar a avaliação do trabalho dos bolsistas e sinalizar mudanças na forma de inserção e atuação na escola estudada, no intento de estreitar a parceria já firmada.

Metodologia
Considerando os objetivos, o local de realização da pesquisa e o processo de coleta e análise dos dados, esta pesquisa é caracterizada como qualitativa, sendo necessária a interpretação de fenômenos e atribuição de resultados, onde na concepção de BOGDAN e BIKLEN(2001, p. 20) na pesquisa qualitativa “há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números”.
Para coleta de dados foram entreguesa cada professor da escola EdiraníPacifico Góes um questionáriocontendo dez (10) questões, com objetivo de investigar como esses atores Vêem as ações dos bolsistas nasala de aula, participando da pesquisa cinco (05) professoras que compõem o corpo docente da escola.
            As informações foram colhidas e analisadas a luz de teorias referentes ao assunto, procurando destacar os aspectos relevantes para o esclarecimento das questões orientadas deste estudo.

Resultados e Discussão
Diante da realidade contemporânea, num cenário com diversas complexidades no processo de formação docente, André (2012) diz que existe a necessidade de programas especialmente voltadas para a essa formação, e o PIBID é compreendido nesse trabalho justamente como um programa de formação docente, em parceria com as secretarias de educação.
Nesse sentido quando se perguntou a importância em que as professoras atribuíam ao PIBID na escola, elas foram unânimes em dizer “que è importante porque auxilia no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e na formação das bolsistas”.
Diante disso percebe-se a valorização do trabalho das discentes na escola da rede pública parceira do PIBID pelas professoras.
Assim estar presente no DECRETO de Nº- 7.219, DE 24 DE JUNHO DE 2010 Art. 2º inciso IV – “inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem”.
Dessa forma é relevante elucidar que os sujeitos das escolas são parceiros do PIBID, pois as escolas de educação básica possuem um papel relevante no desenvolvimento das atividades do programa, que possibilita a articulação entre teoria e prática, em parceria com instituição de nível superior e escola de educação básica.
Nessa perspectiva Sabe-se que os licenciandos de graduação, bolsistas do PIBID possuem uma formação diferenciada no que diz respeito à atuação, pois os mesmo têm a possibilidade de ingressarem no futuro campo de trabalho antes dos estágios obrigatórios. E o discente que não tem a oportunidade de ser bolsista de iniciação a docência tem sua inserção na escola restrita apenas a carga horária legislatória correspondente aos estágios, considerado por Marran (2011) insuficiente para a capacitação docente.
Dessa forma com relação ao trabalho das bolsistas na sala de aula duas (02) das entrevistadas disseram que os alunos tem se desenvolvido no que diz respeito á trabalhos em grupos, atividades diferenciadas tem despertado o prazer dos estudantes em realizar as tarefas. Ainda ressaltou dizendo “no dia de PIBID ninguém quer faltar”
No que diz respeito à visão de uma professora como co-formadora no programa ela respondeu o seguinte:
Considero-me uma co-formadora das discentes, pois consigo através da minha experiência em sala de aula contribuir na aprendizagem das bolsistas e no processo de formação das mesmas.

De acordo com Tancredi (2010) um dos pontos positivos do PIBID é que as atividades que as bolsistas levam para a escola são de acordo com as necessidades dos alunos. Assim, não criam confrontos, no contexto das escolas, com a proposição de diferentes propostas teórico-metodológicas, o que poderia causar conflitos com os professores participantes. Conflitos e dilemas estes que vão além daqueles que já enfrentam cotidianamente em suas práticas, que são característicos do trabalho docente.
Diante disso se percebe as diversas contribuições do programa tanto para os professores em exercício, quanto para os futuros profissionais, pois o PIBID tem oportunizado ao licenciando uma atuação significativa na educação básica de maneira que tanto a escola quanto a universidade são contemplados, um colabora positivamente com o outro, com o mesmo objetivo que é a qualidade na educação.
Os bolsistas têm a oportunidade de pesquisar e buscar soluções para o suposto problema e assemelhar a teoria estudada na universidade com a prática na escola de educação básica. E a escola recebe colaboração na qualidade do ensino e participação ativa na elaboração das atividades.

Considerações Finais
A parceria possibilitada pelo PIBID entre seus atores, sujeitos da universidade e escola básica fortalece a reconstrução mútua da práxis pedagógica por meio de ações colaborativas, que contribui diretamente na qualidade da educação básica e também da formação desses profissionais.
Ao analisar o olhar das professoras para com as ações das bolsistas na escola, se torna evidente a relevância do programa, bem como a contribuição que essa parceria tem proporcionado a todos os agentes envolvidos no PIBID.
Dessa forma acredita-se que os discentes participantes do PIBID por adquirirem uma experiência com o trabalho docente anterior ao estágio e realizar uma reflexão sobre o mesmo, tenham uma formação diferenciada e convicta de suas ações. E a escola de educação básica considerada o futuro campo de trabalho dos bolsistas possui um papel fundamental nesse processo.

 Referências
ANDRÉ, Marli. Políticas e Programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Caderno de Pesquisa. V. 42, n. 145, p. 112-129,jan/abr., 2012
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. - Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994.
BRASIL, Decreto nº 7.692, de 02 de março de 2012, Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Portaria Nº 096, de 18 de julho de 2013.
BRASIL. Portaria nº 122, de 16/09/2009, publicada no DOU de 18/09/2009, dispõe sobre o PIBID no âmbito da CAPES.
Curricular Supervisionado: Algumas Reflexões.Universidade Federal da Grande Dourados. 2011. Disponível em: www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/.../0042.pdf. Acesso em: 01/06/2014.
MARRAN, Ana Lúcia. Estágio Curricular Supervisionado:Um olhar para as práticas desenvolvidas por um grupo no contexto do PIBID-inglês/UEL. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos e Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, 2012.
TANCREDI,Regina Maria Simões Puccinelli.Políticas públicas de formação de professores:o PIBID em foco. Universidade Federal de São Carlos/UFSCar. Conferência Revista Exitus v. 3, n. 1, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário