quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Pensamento pedagógico e ação docente

Linha Temática: PIBID: desafios e perspectivas


Pensamento pedagógico e ação docente

Eliane Pereira dos Santos Lima
Professora Supervisora do Subprojeto Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
lanesantos2008@hotmail.com

Moana Ferreira Santos
Professora Supervisora do Subprojeto Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
 moana.santos@hotmail.com

Profª Drª Ennia Débora Passos Braga Pire
Coordenadora do Subprojeto Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
                 
Resumo

Entendemos que a organização social é uma condição indispensável ao homem. Este, para preservar-se como indivíduo ou como espécie, supostamente tem que dominar o mundo. Existe então uma unidade dialética entre o homem e a natureza cujo conteúdo concreto é o trabalho, ou, em outras palavras, a produção. Nesta tarefa produtiva, o homem é agente e produto da própria ação. Nessa perspectiva, a organização escolar é uma das formas de educar criada e mantida pela sociedade. É a educação institucionaliza, assim sendo um elemento da estrutura social. Para que possa ser compreendida, é necessário que se tenha desde o início uma noção da estrutura social da qual faz parte. O propósito do nosso estudo, num primeiro momento, foi buscar elucidar os elementos da estrutura social que influenciaram os conceitos educacionais no nosso país. Portanto, para compreender a evolução do pensamento pedagógico brasileiro e a formação de valores da sociedade, é imprescindível remontar-se a história da educação brasileira, da formação de professores, enfim, do contexto histórico. Sobre isso, Freire (1967, p. 47), em “Educação como pratica de liberdade”, afirma que: “o contexto é o processo de desenvolvimento econômico e o movimento de superação da cultura colonial”. Isso permitirá entender os papeis desempenhados especificamente pela educação formal no transcorrer de sua história, o processo ensino-aprendizagem, assim como os valores que sempre estiveram subjacentes, que explicam em grande parte o rumo tomado e conceitos existentes no tempo presente. Neste estudo buscaremos também a compreensão dos problemas educacionais que o Brasil enfrenta até hoje e que exigem grande empenho para serem superados. Buscaremos levantar questões e pistas sobre como as noções de educação foram e são construídas no Brasil, o que essas ideias sustentam, como estão relacionadas às condições sociais que afetam a formação dos professores e dos estudantes, assim como o papel que as organizações podem desempenhar na formação de um discurso e na manutenção da estabilidade política.  


REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Educação como prática liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.


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