quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

“Minhas primeiras impressões sobre a escola”


No dia 13 de setembro de 2012, iniciamos nossa atividade no Colégio Ismael Cruz, cada bolsista foi direcionada de forma aleatória para uma sala de aula. Nesse primeiro contato, íamos observar a sala de aula e a rotina da escola. Fiquei numa turma o 3º ano. Quando adentrei na sala de aula, a professora veio me falando os aspectos negativos dos alunos e a realidade vivenciada por ela de forma nervosa, a mesma se encontrava bastante chateada com eles, pois era dia de prova e eles não sabiam “nada”. Ela fez o seguinte desabafo: “estas crianças estão no 3º ano e não sabem ler, não reconhecem as letras do alfabeto. Isso é culpa desse ciclo de alfabetização. Eu fui professora da alfabetização e meus alunos saiam de lá, lendo tudo. A prova aqui é direcionada, eu tenho que ler para eles e acompanhá-los passo a passo, [...] tem criança aqui na faixa de 10 a 14 anos!”.
No decorre de nossa conversa, notei que a mesma tem um carinho enorme com os alunos. Ela estava chateada porque já havia ensinado aquele assunto, tinha feito aulas expositivas e práticas, e, além disso, sabia que a prova que estava aplicando não condizia com a realidade do planejamento e do trabalho realizado.
Sobre a estrutura física da escola, notei que é bem estruturada, possui 2 banheiros, 11 salas de aula, arejadas com janelas e ventiladores. Em relação aos alunos, aparentemente, se comportaram bem, não teve nenhuma bagunça durante o tempo que permaneci na sala. Entretanto, pude constatar que o nível de aprendizagem deles é baixo, não reconhecem o alfabeto, não conseguem fazer a prova sem o auxílio da professora. São alunos moradores de um bairro periférico, cuja maioria da população é de baixa renda.
Estou super empolgada em começa a trabalhar com estes alunos, sei que enfrentaremos grandes desafios, mas quero ver aquelas crianças lendo e avançando na vida.

Dominick do Carmo Jesus
Bolsista de Iniciação à Docência PIBIB/UESB/Pedagogia



Nenhum comentário:

Postar um comentário