O primeiro contato
com a Escola Ediraní Pacifico Góes foi em 13 de setembro de 2012, o qual foi
marcado pela boa receptividade de toda comunidade escolar (professores, gestora,
alunos e demais funcionários). A escola se encontrava em semana de prova, o que
dificultou a observação da rotina escolar. Contudo, pude perceber as expectativas
e credibilidade dos alunos e professores com a presença das pibidistas.
O ambiente escolar
é agradável e adequado à clientela, crianças de ensino fundamental, do 1° ao 5°
ano, as quais nos receberam com muito carinho. Tive maior contato com a turma
do 3° ano e com a professora Elisângela. A referida turma é, aparentemente,
calma e boa de trabalhar tendo apenas um grupo de 5 à 6 alunos que possuem
dificuldades na leitura e escrita, caso destacado pela professora. A educadora
demonstrou ser dinâmica, paciente e afetiva com seus educandos procurando
atender as diversas dificuldades apresentadas a fim de promover a aprendizagem de
seus alunos.
Após o término das
provas, foi realizada uma reunião com as educadoras que nos proporcionou um
contato direto com todo corpo docente do estabelecimento de ensino. As
educadoras expuseram seus desafios enfrentados no dia-dia na sala de aula e apresentaram
propostas de um projeto que poderia ser desenvolvido com a colaboração das pibidistas.
O problema de aprendizagem mais destacado pelas professoras foram as
dificuldades de leitura e escrita dos alunos. Relataram casos de alunos, no 3º
ano, que ainda não foram alfabetizados, pois que não sabem ler nem escrever.
Destacaram que seria necessário um maior acompanhamento a esses alunos,
evidenciando suas expectativas em relação à atuação do PIBID na escola:
melhorar o desempenho da clientela com maior dificuldade de aprendizagem.
Josimara Nascimento Santos Pereira
Bolsista de Iniciação à Docência PIBIB/UESB/Pedagogia
Bolsista de Iniciação à Docência PIBIB/UESB/Pedagogia
Nenhum comentário:
Postar um comentário