Implantado na Uesb em 2010, através do convênio firmado com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Profissional de Nível Superior (Capes), para o desenvolvimento do Projeto Institucional Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação, o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) amplia neste ano sua área de abrangência, incorporando licenciaturas dos três campi da Universidade. No campus de Itapetinga, foi realizado, na quinta-feira, 23, o I Encontro Local dos Projetos Pibid, com o objetivo de socializar as experiências e desafios dos projetos em desenvolvimento.
Um dos objetivos do Pibid é possibilitar um processo formativo aos estudantes de licenciatura e uma formação continuada aos professores da educação básica, pautada na relação, na convivência da cultura do contexto social e na interação com a comunidade que vivencia a experiência coletiva de um trabalho de formação. Para Maria de Cássia Passos Brandão, coordenadora institucional do Programa na Uesb, o Pibid contribui por colocar o estudante em contato mais cedo com sua vida profissional. “Vivenciar a escola desde os anos iniciais da formação é uma contribuição para sua profissionalização”, explica. Ainda de acordo com a coordenadora, o maior desafio do Pibid é o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento para realização de trabalhos interdisciplinares, que é uma proposta do programa.
 |
Ennia Débora - Coordenadora do Subprojeto |
Na opinião da palestrante da noite, professora Lúcia Grácia Ferreira Trindade, o Pibid possibilita o avanço no aspecto da formação porque permite aos alunos dos primeiros semestres entrarem em contato com a prática docente mais cedo, e não apenas no final do curso, na disciplina de estágio.
“O Pibid também tem a característica de formar o sujeito e possibilitar a pesquisa sobre a sua própria prática, refletindo mais cedo sobre a construção e o fortalecimento da sua identidade docente, cumprindo o tripé da universidade pública: ensino, pesquisa e extensão”, destaca.
Serão desenvolvidos projetos, vinculados ao campus de Itapetinga, com os cursos de Biologia, Pedagogia e Química e com os subprojetos interdisciplinares em Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo. Para a coordenadora do subprojeto de Pedagogia, Ennia Débora Pires, o Pibid oportuniza o estreitamento entre teoria e prática. “Facilita a inserção e a contribuição da Universidade nas escolas de educação básica. É o elo que estava faltando para a gente solidificar esta parceria”, afirma.
Fonte: uesb.br
Foto +